Agosto de 2012
TURNEWS
UNASUL MOSTRANDO A QUE VEIO PARA A INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA

     O Equador apelou à UNASUL - UNASUR em espanhol - em decorrência do asilo oferecido a Julian Assange o australiano conhecido internacionalmente por ter divulgado na internet, documentos sigilosos de vários países. Assange está asilado na embaixada do Equador em Londres. Os ingleses querem extradita-lo para a Suécia onde é acusado de crime sexual.
     A esse respeito, o editorialista brasileiro Mauro Santayana afirmou no Jornal do Brasil online, que a consolidação da UNASUL se impõe e este é o momento para que a unidade sul-americana deixe a retórica para tornar-se realidade. O governo do Equador confirmou o asilo concedido a Assange e o Brasil apóia a inviolabilidade da Embaixada do Equador na Inglaterra.
     Seguindo em seus objetivos, a UNASSUL assinou acordo para acompanhar as eleições venezuelanas e o presidente Hugo Chaves destacou a evidência da UNASUL, que também confirmou a suspensão temporária do Paraguai no Mercosul.
     Considerando a necessidade urgente da integração sul-americana, a presidente Dilma Roussef estará presente à cúpula da UNASUL em novembro, no Peru, onde recentemente esteve o Ministro das Relações Exteriores do Brasil - Antônio Patriota - declarando que duplicou-se, o intercâmbio entre o Brasil e o Peru.
     Nesse episódio Equador – Reino Unido, fica provada a importância da UNASUL. Sobre o caso, a Inglaterra apelou novamente para a OEA – Organização dos Estados Americanos. Durante a Guerra das Malvinas a Inglaterra pediu arrego aos EUA, membro da OEA e da OTAM - Organização do Tratado do Atlântico Norte à qual também é afiliada, a Inglaterra. Assim, os EUA ficaram do lado da Inglaterra, contra a Argentina. Sobre isso, disse também Mauro Santayana: “Os Estados Unidos e a Inglaterra precisam parar com essa mania de se acharem os donos do mundo”.
     Portanto, verifica-se que a UNASUL é a entidade de defesa institucional da América do Sul e muito pode e deve contribuir para o integrado turismo sul-americano.

Fonte : Google - www.ocombate.com.br – e-mail: ocombate.jm@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2011 © Direitos reservados Jornal O Combate    -    web por: GFT comunicação visual