Agosto 2017
página 2
 
 
Entidades dos frentistas de MG se reúnem em JF e BH e traçam diretrizes para a campanha salarial

O presidente da FENEPOSPETRO, Eusébio Pinto Neto; o presidente do SINTRAPOSTO-MG, Paulo Guizellini; o advogado João Batista de Medeiros, do SINTRAPOSTO-MG; o presidente do Sindicato de Uberaba e Região, Mílton de Souza Pereira; e o diretor da FENEPOSPETRO-MG, Hozano Félix Silva, na reunião da Federação com as entidades sindicais dos frentistas de MG, no dia 17 de agosto, na sede do SINTRAPOSTO-MG, em Juiz de Fora.

A exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, as entidades sindicais que representam os empregados dos postos de combustíveis de Minas Gerais vão novamente atuar em conjunto na próxima campanha salarial da categoria, cuja data-base (ocasião de reajuste salarial e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da classe) é 1º de novembro. É o que ficou definido na reunião realizada no dia 17 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG, nesta Cidade.

     As entidades resolveram se reunir para tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores representados por elas, especialmente o estabelecimento de diretrizes e estratégia de atuação em conjunto na próxima campanha salarial.

     Além disso, os sindicalistas abordaram também as mudanças que afetarão as relações de trabalho, criando novo relacionamento entre empresários e trabalhadores, a partir de 11 de novembro deste ano, quando entrará em vigor a Lei 13.467, de 13 de julho de 2017, chamada de Reforma Trabalhista. Os advogados João Batista de Medeiros (do SINTRAPOSTO-MG) e Adriano Cavalheiro (do Sindicato de Uberaba) falaram sobre o assunto, a pedido do presidente da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto.

     O presidente do SINTRAPOSTO-MG, Paulo Guizellini, ao falar durante o encontro, destacou a “importância desta reunião da Federação em Juiz de Fora, trazendo as lideranças dos frentistas de Minas Gerais a esta Cidade para tratarmos de assuntos tão importantes para os empregados dos postos de combustíveis deste Estado”.

Plenária aprova Pauta de Reivindicações Unificada

     Os dirigentes sindicais estiveram reunidos em Juiz de Fora durante quase o dia inteiro, mas o tempo não foi suficiente para a abordagem de todas as questões propostas pela Federação e, com isso, foi marcada nova reunião para a elaboração da Pauta de Reivindicações dos empregados dos postos de combustíveis a ser negociada com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais – MINASPETRO (entidade patronal) na próxima campanha salarial da classe.

     Assim, os líderes sindicais se reuniram novamente, desta vez em Belo Horizonte, na “Plenária dos Sindicatos dos Frentistas do Estado de Minas Gerais para Elaboração da Pauta de Reivindicações Unificada 2017/2018”, no dia 24 de agosto, quando, enfim, após cerca de quatro horas de debates, foi elaborada e aprovada por unanimidade a Pauta Unificada de Reivindicações dos frentistas.

    Agora, a minuta será submetida à apreciação e deliberação das respectivas assembleias das entidades sindicais e, se aprovada, será encaminhada ao Sindicato patronal para a negociação coletiva. Os Sindicatos vão realizar suas respectivas assembleias para aprovação ou não da minuta até o próximo dia 06 de setembro. Logo em seguida, será agendada a data para a entrega da pauta ao Sindicato patronal.

    *Participaram das duas reuniões e, assim, na próxima campanha salarial da categoria, estarão novamente atuando em conjunto, com pauta unificada, as seguintes entidades: SINTRAPOSTO-MG (que representa os frentistas de Juiz de Fora e Região); FENEPOSPETRO (que representa os frentistas onde não há base territorial de Sindicato da categoria); Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Lava Rápido e Troca de Óleo de Belo Horizonte e Região – SINPOSPETRO-BH; Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Uberaba e Região; Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Lava-Rápido e Troca de Óleo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; e Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Poços de Caldas e Região – SINPOSPETRO-POÇOS.

O presidente do SINTRAPOSTO-MG, Paulo Guizellini; o presidente do SINPOSPETRO-BH, Possidônio Valença de Oliveira, e sua advogada; e o secretário-geral e o presidente da FENEPOSPETRO, respectivamente Wellington Bezerra e Eusébio Pinto Neto; na Plenária das entidades sindicais dos frentistas de MG, no dia 24 de agosto, no salão de reuniões do Hotel Normandy, em Belo Horizonte.



2011 © Direitos reservados Jornal O Combate    -    web por: GFT artes gráficas