Novembro de 2014
página 4
 
 
SINDEDIF-JF celebra acordos que beneficiam diversos trabalhadores

    O Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora (SINDEDIF-JF) celebrou recentemente acordos coletivos de trabalho com dois empregadores para benefício de vários trabalhadores.

     Em um dos acordos, a empresa JOÃO MENEZES LTDA. dará folga a todos os seus empregados aos sábados, domingos e feriados, passando a carga horária de trabalho semanal para 42 horas e meia. Pela lei, a carga horária de trabalho semanal é de 44 horas.

     No outro acordo, os empregados do condomínio da ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E MORADORES DO PARQUE IMPERIAL tiveram alguns benefícios incorporados aos seus respectivos salários.

     Foi criado para os funcionários da Associação o Prêmio Assiduidade/Pontualidade, com as seguintes regras: o prêmio adere aos contratos de trabalho; todos os valores que forem pagos a título de Prêmio Assiduidade/Pontualidade servirão de base para todas as incidências legais (FGTS, INSS, etc.); o empregado que tiver uma falta injustificada, no mês, perderá 50% do prêmio; o empregado que tiver duas, ou mais, faltas injustificadas, no mês, perderá a totalidade do prêmio; para cada ocorrência de atrasos, ou saídas antecipadas, superiores a cinco minutos, o empregado perderá 10% do valor do prêmio, no mês de apuração; e as faltas e atrasos devidamente justificados, na forma da lei, ou as ocorrências que forem perdoadas, não prejudicarão o recebimento do prêmio.

     Os empregados da Associação continuarão a receber o tíquete- alimentação da mesma forma e no mesmo valor que vêm recebendo.    

     Também ficou mantido, no patamar atual, o salário-base para todos os funcionários da Associação.

     Na avaliação do presidente do SINDEDIF-JF, Luiz José da Silva, os dois acordos “são altamente positivos para os trabalhadores beneficiados pelos mesmos”.

     Luiz informou que a Pauta de Reivindicações que o SINDEDIF-JF enviou ao Sindicato patronal para a negociação coletiva da data-base de 1º de janeiro de 2015 contém proposta de criação de Prêmio-Assiduidade para todos os trabalhadores representados pelo SINDEDIF-JF, além das propostas de reajustes dos salários e do valor do tíquete-alimentação de toda a categoria, bem como outros benefícios.

Trabalhador,
você sabe o que é CCT?
É um documento muito importante para voc
ê

    Muitos dos benefícios usufruídos pelos trabalhadores não estão nas leis, mas sim nas CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho). Lamentavelmente, porém, muitos trabalhadores não sabem disso, não conhecem a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria profissional a que pertencem, e exatamente por isso, ou seja, por não conhecerem seus direitos conquistados para eles pelo seu Sindicato, acabam sendo prejudicados ou lesados por alguns empregadores espertalhões.

    O SINDEDIF-JF (Sindicato dos Empregados em Edifícios, Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora), que representa os funcionários dos condomínios, das administradoras de imóveis e dos “shoppings centers” desta Cidade, está sempre procurando informar a todos os trabalhadores sobre seus direitos previstos na Convenção, mas infelizmente alguns não se interessam por conhecer esse importante documento que prevê direitos e obrigações de empregados e empregadores.

     Você, leitor ou leitora, sabe o que é uma CCT? Se sabe, muito bem, parabéns. Se não sabe, procure saber, pois vale a pena ser bem informado e é muito importante conhecer seus direitos e deveres, principalmente para não ser enganado por ninguém.

     A direção do Sindicato faz a parte que lhe cabe, conquistando benefícios para os trabalhadores e prestando informações sobre isso. E você, trabalhador ou trabalhadora, faz a sua parte, ajudando o Sindicato a lutar por você?

     Em 1961, ao tomar posse como 35º presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falando da necessidade de os cidadãos americanos serem mais ativos, disse categoricamente: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país!”

     Da mesma forma, usando palavras daquele governante que é considerado uma das grandes personalidades do século XX, cabe dizer aqui, com relação à necessidade de os trabalhadores serem mais ativos: “Trabalhador, não pergunte o que seu Sindicato pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu Sindicato!”

     Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um instrumento normativo coletivo, ou seja, um conjunto de normas que têm de ser cumpridas por empregados e empregadores. É um documento que tem força de lei e é muito importante para os trabalhadores e empregadores.

     Todos os trabalhadores organizados em Sindicato têm a sua CCT, que é firmada entre o Sindicato trabalhista e o Sindicato patronal. Nela estão previstos vários benefícios para os trabalhadores, como, por exemplo, valor da hora extra superior ao estipulado pela legislação vigente no Brasil. Exemplificando: a Convenção do SINDEDIF-JF garante aos empregados representados por esta entidade sindical o adicional de hora extra de 75%, enquanto a Constituição Federal prevê apenas 50%. Trata-se de uma vantagem conquistada pelo Sindicato. E não é só esta. Há várias outras vantagens na Convenção do SINDEDIF-JF.  Outro exemplo: a lei garante adicional noturno de 20%, mas os empregados representados pelo SINDEDIF-JF têm direito a adicional noturno de 25%, porque este Sindicato conquistou este benefício para esses trabalhadores. Vale a pena conferir outros benefícios previstos na Convenção.

     A época de celebração da Convenção é a data-base da categoria, ou seja, a data estipulada para a negociação coletiva entre o Sindicato dos trabalhadores e o Sindicato dos patrões.

     No caso dos empregados representados pelo SINDEDIF-JF, a data-base (que é também ocasião de reajuste salarial) é 1º de janeiro. E este Sindicato já está em plena movimentação com vistas à celebração da nova Convenção, contando com a participação ativa dos trabalhadores, que devem se manter unidos em torno da direção do Sindicato, apoiando a luta da entidade por melhorias salariais e melhores condições de vida e de trabalho, para que a campanha salarial desta laboriosa classe profissional possa novamente ser coroada de pleno êxito.

                                                                                       A DIRETORIA
Luiz José da Silva
                                                                                   
Presidente

2011 © Direitos reservados Jornal O Combate    -    web por: GFT artes gráficas