Setembro de 2014
página 3
 
 
SINTRAPOSTO destaca importância da presença dos trabalhadores nas assembleias da categorias

O presidente do SINTRAPOSTO-MG, Paulo Guizellini (o 1º à direita), considera muito importante a união constante entre os trabalhadores e a direção do Sindicato. Por isso, ele vai sempre aos postos de combustíveis para fortalecer essa união. (Foto: Arquivo O Combate)

Tendo em vista a aproximação da data-base dos empregados dos postos de combustíveis, lojas de conveniência, lava rápidos, estacionamentos e garagens de Minas Gerais, o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG, que representa esses trabalhadores nesta Cidade e nesta Região, já está realizando articulações com vistas à campanha salarial da classe.

     Será realizada Assembleia Geral da categoria no dia 30 de setembro, às 17 horas, na sede do Sindicato (Rua Halfeld, 414, sala 609, Centro, Juiz de Fora), objetivando discutir, elaborar e votar a Pauta de Reivindicações a ser negociada pelo SINTRAPOSTO com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (MINASPETRO) por ocasião da data-base da classe, que é 1º de novembro. Assim, já vai começar a campanha salarial de 2014 dos frentistas de Minas Gerais.

     Em entrevista ao jornal “O Combate”, o presidente do SINTRAPOSTO, Paulo Guizellini, destacou a importância e a necessidade da presença dos trabalhadores nas assembleias que a entidade sempre realiza com a categoria, notadamente na época da data-base.

     Guizellini considera muito importante a união constante dos trabalhadores em torno da direção do Sindicato, participando ativamente da luta da entidade em todos os momentos, mas principalmente durante a campanha salarial da categoria. “Nesta hora tão importante, quando vamos iniciar o processo de negociação com o Sindicato patronal, buscando melhorias salariais e outros benefícios para a categoria profissional representada pelo SINTRAPOSTO, é claro que a presença dos companheiros trabalhadores nas assembleias do Sindicato é muito importante, extremamente necessária e indispensável. Afinal, o tão desejado fechamento de um bom acordo salarial depende fundamentalmente da mobilização dos trabalhadores, pois a força que a direção do SINTRAPOSTO precisa para conseguir fechar um bom acordo é justamente o apoio integral da categoria” – frisa o sindicalista.

     Em seguida, ele salienta: “Por isso, sempre que for convocado para participar de assembleia do Sindicato, o trabalhador não deve deixar de comparecer, pois a reunião sempre trata dos verdadeiros interesses da classe, que deve apresentar ideias e sugestões para serem aproveitadas e realizadas pela diretoria do Sindicato. Além disso, a presença numerosa de trabalhadores nas reuniões da categoria fortalece o Sindicato e abre as portas para o coroamento de êxito da campanha salarial da nossa classe”.

     Segundo Guizellini, “as portas do Sindicato estão sempre abertas para o trabalhador, que evidentemente tem todo o direito de procurar a sua entidade nas horas em que não estiver trabalhando. Mas quando convocado pelo Sindicato para participar de assembleia geral da categoria, o trabalhador tem o dever – e não apenas o direito – de atender à convocação, comparecendo à assembleia sem receio de ser impedido ou punido por seu patrão. Afinal, o Sindicato é a categoria, que é formada pelos trabalhadores”.

     O sindicalista lembra que o patrão só pode impedir o empregado de ir ao Sindicato quando o trabalhador estiver em horário de serviço. “Fora isso, o direito de ir e vir assegurado a todos os cidadãos pela Constituição Federal garante ao trabalhador o direito de ir aonde quiser, inclusive à sede do Sindicato e principalmente às assembleias da categoria da qual é integrante” – enfatiza Guizellini.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"O COMBATE" NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

LEIA NO O COMBATE "ON LINE" AS SEGUINTES NOTÍCIAS:

www.ocombate.com.br

● Trabalhadora discriminada e desrespeitada por ser mulher será indenizada
● Motorista impedido de frequentar refeitório será indenizado
● Trabalhador que continua no emprego após aposentadoria tem direito a multa sobre FGTS na dispensa sem justa causa
● Empregador deve recolher FGTS durante período de afastamento por acidente do trabalho

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AOS CONTADORES

Daqui enviamos o nosso abraço fraterno, com os nossos parabéns, a todos os CONTADORES pelo “Dia do Contador”, comemorado em 22 de setembro.

Nesta oportunidade, vale destacar a importância da categoria, pois o Contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa e leva o empregador a cumprir as suas obrigações trabalhistas. 

Com seu valioso e precioso trabalho, o Contador desempenha o seu importante papel para garantir o bom funcionamento da área financeira de qualquer empresa, com a estrita observância da legislação trabalhista e das determinações das Convenções Coletivas de Trabalho, que – vale lembrar – têm força de lei.

No Brasil, a data comemorativa faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis no País. O Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A propósito, é bom lembrar que há uma diferença entre o Contador e o Contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis; é, portanto, um profissional de nível universitário, que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade. Já o Contabilista (ou Técnico em Contabilidade) tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade; é o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, de nível médio, executando a função técnica da contabilidade. O Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril.

Por esta e outras razões, todos os CONTADORES merecem os cumprimentos de todas as pessoas de bem, especialmente os cumprimentos do pessoal das duas entidades que subscrevem esta saudação aos Contadores.

 

Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e
Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora (SINDEDIF-JF)

 Luiz José da Silva – Presidente

Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo
de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG

Paulo Guizellini - Presidente

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   EXPEDIENTE 

Jornal fundado pelo jornalista Djalma Medeiros em 06 de julho de 1952. Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Juiz de Fora sob o nº 80.
Diretor-Redator-Presidente:
João Batista de Medeiros - Colaborador: M.R. Gomide (Redator de Turismo).
Redação: Rua Osvaldo Xavier de Souza, 586 - CEP 36.071-450 - Bairro: Santo Antônio Juiz de Fora - Minas Gerais - Celular: (32) 8845- 2991. E-mail:
ocombate.jm@gmail.com

2011 © Direitos reservados Jornal O Combate    -    web por: GFT artes gráficas