Setembro 2017
página 2
 
 
Frentistas iniciam campanha salarial de 2017 e entregam Pauta Unificada ao MINASPETRO

O presidente do MINASPETRO, Carlos Eduardo Guimarães Júnior (ao centro), na reunião com os representantes dos frentistas de Minas Gerais, na sede do Sindicato patronal, em BH, no dia 12 de setembro, quando recebeu a pauta unificada de reivindicações dos trabalhadores para a negociação coletiva que vai começar em breve, já que a data-base da classe é 1º de novembro.

     O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG (que representa os empregados dos postos de gasolina, lojas de conveniência, lava-rápidos, estacionamentos e garagens da Cidade e da Região) realizou Assembleia Geral Extraordinária no dia 6 de setembro, abrindo, assim, a campanha salarial da categoria, cuja data-base (ocasião de reajuste salarial e concessão de outros benefícios aos trabalhadores) é 1º de novembro.

     Durante a assembleia, os trabalhadores discutiram e aprovaram por unanimidade a Pauta Unificada de Reivindicações elaborada e aprovada também por unanimidade na “Plenária dos Sindicatos dos Frentistas do Estado de Minas Gerais para Elaboração da Pauta de Reivindicações Unificada 2017/2018”, realizada no dia 24 de agosto, em Belo Horizonte.

     Conforme “O Combate” já noticiou, as entidades sindicais que representam os empregados dos postos de combustíveis de Minas Gerais vão novamente atuar em conjunto na próxima campanha salarial da categoria. Isso ficou definido na reunião realizada na sede do SINTRAPOSTO-MG, em Juiz de Fora, no dia 17 de agosto, quando as entidades trataram de assuntos de interesse dos trabalhadores representados por elas, especialmente o estabelecimento de diretrizes e estratégia de atuação em conjunto na campanha salarial de 2017.

     Dirigindo a assembleia do SINTRAPOSTO-MG, o presidente da entidade, Paulo Guizellini, agradeceu a participação e o apoio dos presentes e ressaltou que “todos os companheiros trabalhadores, inclusive os que não puderam comparecer à assembleia, têm o dever de apoiar a direção deste Sindicato nesta hora difícil em que estamos abrindo a nossa campanha salarial de 2017 para iniciarmos brevemente novo processo de negociação com o Sindicato patronal objetivando a obtenção de um bom acordo salarial e outros benefícios para a importante classe profissional representada pelo SINTRAPOSTO”.

     Logo depois, Guizellini afirmou: “Nós, trabalhadores, como sempre, estamos esperando, mais uma vez, que o Sindicato patronal tenha bom-senso e sensibilidade na mesa de negociação para compreender o sofrimento da nossa categoria diante da defasagem salarial”.

     Em seguida, o sindicalista acrescentou: “Por isso, estamos aguardando a negociação coletiva para lutarmos na mesa de negociação a fim de conseguirmos um reajuste salarial capaz de eliminar as perdas salariais decorrentes da inflação e garantir um ganho real para aliviar um pouco o sofrimento da nossa laboriosa categoria profissional”. Os trabalhadores manifestaram total apoio à diretoria do Sindicato na luta por melhorias salariais e melhores condições de vida e de trabalho para toda a categoria.

          Além do SINTRAPOSTO-MG, as outras entidades sindicais dos frentistas de MG também já realizaram assembleias. E todas, juntas, se reuniram com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (MINASPETRO) no dia 12 de setembro, na sede do Sindicato patronal, em Belo Horizonte, onde lhe entregaram a Pauta de Reivindicações Unificada, que dentro em breve vai ser negociada com a entidade patronal.


AOS CONTADORES

Daqui enviamos o nosso abraço fraterno, com os nossos parabéns, a todos os CONTADORES pelo “Dia do Contador”, comemorado em 22 de setembro.

Nesta oportunidade, vale destacar a importância da categoria, pois o Contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa e leva o empregador a cumprir as suas obrigações trabalhistas.

Com seu valioso e precioso trabalho, o Contador desempenha o seu importante papel para garantir o bom funcionamento da área financeira de qualquer empresa, com a estrita observância da legislação trabalhista e das determinações das Convenções Coletivas de Trabalho, que – vale lembrar – têm força de lei.

No Brasil, a data comemorativa faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis no País. O Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A propósito, é bom lembrar que há uma diferença entre o Contador e o Contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis; é, portanto, um profissional de nível universitário, que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade. Já o Contabilista (ou Técnico em Contabilidade) tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade; é o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, de nível médio, executando a função técnica da contabilidade. O Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril.

Por esta e outras razões, todos os CONTADORES merecem os cumprimentos de todas as pessoas de bem, especialmente os cumprimentos do pessoal das duas entidades que subscrevem esta saudação aos Contadores.

Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora (SINDEDIF-JF)

Luiz José da Silva - Presidente

Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG

Paulo Guizellini - Presidente 


2011 © Direitos reservados Jornal O Combate    -    web por: GFT artes gráficas