Guizellini alerta: “Trabalhador precisa buscar orientação do Sindicato antes de ser lesado”

| Página 3 |

Paulo Guizellini, presidente do SINTRAPOSTO-MG. (Foto: “Arquivo O Combate”)

 

Em entrevista ao jornal “O Combate”, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região – SINTRAPOSTO-MG, Paulo Guizellini, disse que “os trabalhadores precisam buscar orientações do Sindicato antes de serem lesados ou prejudicados por patrões inescrupulosos”.

Segundo o sindicalista, “às vezes, um trabalhador ou uma trabalhadora leva ao Sindicato determinados problemas que poderiam ter sido evitados ou resolvidos no momento oportuno, mas que, com o passar do tempo, foram fulminados pela prescrição, que é a perda do direito de reclamar”.

Por isso, Guizellini ressalta que há necessidade de os trabalhadores estarem sempre antenados com o Sindicato, buscando orientações e informações sobre seus direitos e acompanhando constantemente o trabalho da entidade na defesa dos interesses da categoria. “É lógico que nós nunca deixamos nem vamos deixar de ajudar o trabalhador a resolver seus problemas trabalhistas, mas é muito importante que o trabalhador busque orientação do Sindicato antes de ser prejudicado, pois um ditado antigo diz que prevenir é melhor do que remediar. Então, o trabalhador, antes de pedir demissão no emprego, antes de assinar acordo com o patrão, mudar de função, diminuir ou aumentar a carga horária de trabalho, etc., deve primeiro se dirigir ao Sindicato, para ser esclarecido sobre seus direitos, e, assim, poder evitar tomar algum prejuízo” – aconselha o sindicalista.

Segundo ele, os trabalhadores devem também acompanhar sempre a atuação do Sindicato. “Fazendo isso, os trabalhadores ficam a par de seus direitos e das novidades, bem como das melhorias que o Sindicato frequentemente conquista para os integrantes da categoria profissional representada pela entidade” – explica Guizellini.


 

 

“Reforma trabalhista faz aumentar o risco de trabalhador ser prejudicado por empregador inescrupuloso” – diz sindicalista

Para Guizellini, “o trabalhador precisa estar ligado ao Sindicato em todos os momentos, mas principalmente quando é demitido ou pede demissão, pois no momento do acerto rescisório ele corre sério risco de ser prejudicado por algum empregador inescrupuloso, principalmente agora, na vigência da maldita reforma trabalhista feita pelo ex-presidente Michel Temer, e nesta hora difícil para os trabalhadores em que nem existe mais o Ministério do Trabalho fazendo homologação de rescisão de contrato de trabalho”.

Segundo Guizellini, “é importante que quando for feita rescisão de contrato de trabalho com qualquer tempo de serviço, o trabalhador procure o seu Sindicato, se informe bastante na entidade trabalhista, pessoalmente, por telefone ou através de e-mail, inclusive pedindo que seja conferido o cálculo das verbas rescisórias feito pela empresa (o trabalhador pode, inclusive, enviar por e-mail ao Sindicato uma cópia do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), a fim de evitar sofrer prejuízos, pois um pouco de cautela não faz mal a ninguém e não há dúvida de que a maldita reforma trabalhista só faz aumentar – e muito – para o trabalhador o risco de ser lesado ou prejudicado por patrão inescrupuloso”.

De acordo com Guizellini, “o trabalhador deve sempre procurar orientação no Sindicato, para o seu próprio bem, pois assim ele conhecerá melhor seus direitos e saberá se defender melhor”.

Os trabalhadores podem acompanhar a atuação do Sindicato lendo os jornais e boletins que a entidade sempre distribui para eles, acessando o site do jornal “O COMBATE” (www.ocombate.com.br) e o blog do SINTRAPOSTO-MG (sintrapostomg.blogspot.com), telefonando ou enviando e-mail para o Sindicato (3216-3181 e 3213-7565 e sintrapostomg@gmail.com), ou indo à sede da entidade, na Rua Halfeld, nº 414, sala 609, no Centro de Juiz de Fora.


 

 

Campanha salarial dos trabalhadores das imobiliárias e administradoras de condomínios terá nova rodada de negociação

Deverá ser realizada nos próximos dias mais uma rodada de negociação entre o Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora – SINDEDIF-JF e o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora – SINDICOMÉRCIO-JF no processo de negociação coletiva de 2019 com vistas à celebração da nova Convenção Coletiva de Trabalho dos empregados nas empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis comerciais e residenciais de Juiz de Fora (imobiliárias e administradoras de condomínios), cuja data-base é 1º de maio.

Conforme “O Combate” já noticiou, as duas entidades já se reuniram duas vezes na negociação coletiva deste ano, uma no dia 28 de junho e a outra no dia 17 de julho, quando debateram diversos assuntos de interesse dos trabalhadores e dos empregadores, sendo que o presidente do Sindicato patronal, Émerson Beloti, informou que a categoria econômica, reunida em assembleia, examinou a pauta de reivindicações que lhe foi encaminhada pelo SINDEDIF e rejeitou todos os pedidos constantes da minuta, apresentando uma contraproposta de criação de plano odontológico para a categoria profissional em vez de concessão de ganho real em reajuste salarial e reajustamento dos salários da classe apenas pelo “índice seco da inflação do período”, conforme informou o presidente do SINDEDIF, Luiz José da Silva.

Nas duas reuniões, o Sindicato trabalhista insistiu nos seus pedidos formulados na referida pauta, principalmente na reivindicação de aumento salarial com pelo menos 5% de ganho real.

Na ocasião, não houve acordo e não foi marcada nova rodada de negociação. Agora, porém, os dois Sindicatos deverão se reunir novamente nos próximos dias para o prosseguimento da negociação coletiva.


 

 

EXPEDIENTE O COMBATE
Jornal fundado pelo jornalista Djalma Medeiros em 06 de julho de 1952.
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Juiz de Fora sob o nº 80.
Diretor-Redator-Presidente: João Batista de Medeiros.
Redação: Rua Osvaldo Xavier de Souza, 586 – CEP 36.071-450 – Bairro: Santo Antônio Juiz de Fora – Minas Gerais – Celular: (32) 8845- 2991.
E-mail: ocombate.jm@gmail.com