Reunião no Ministério do Trabalho define campanha salarial dos trabalhadores dos condomínios

| Página 4 |

 

O advogado e o presidente do SINDICON, respectivamente Tiago Guilarduccie Márcio Tavares; oGerente Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora, Sérgio Nagasawa; o presidente do SINDEDIF-JF, Luiz José da Silva, e o advogado João Batista de Medeiros, integrante do Departamento Jurídico do SINDEDIF-JF, na reuniãona GRTE/JF (Ministério do Trabalho),no dia 5 de fevereiro.

 

Conforme “O Combate” noticiou em sua edição anterior,o Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora – SINDEDIF-JF, entidade que representa os trabalhadoresdos condomínios desta Cidade, e o Sindicato dos Condomínios de Juiz de Fora e da Zona da Mata Mineira – SINDICON (entidade patronal) tiveram três reuniões de negociação direta objetivando a renovação da ConvençãoColetiva de Trabalho (CCT) da classe, mas não chegaram a nenhum acordo sobre o índice de reajuste a ser aplicado aos salários dos trabalhadores e nem sobre o novo valor do tíquete-alimentação.

Diante da dificuldade de acordo, foi solicitada a mediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Assim, foi realizada reunião entre os dois Sindicatos no dia 5 de fevereiro, na sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora (GRTE/JF), a qual foi mediada pelo Gerente daquela Regional, Sérgio TatsuoNagasawa.

Após debates, os dois Sindicatos chegaram a um acordo para a renovação da Convenção, com a introdução de Termo Aditivo que vai estabelecer os novos valores dos salários e do tíquete-alimentação dos trabalhadores representados pelo SINDEDIF-JF. “A atual Convenção tem vigência por dois anos, no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, mas ela determina que ocorra a sua renovação por meio de Termo Aditivo na data-base de 1º de janeiro de 2024, o que vai acontecer agora. Isso significa que o Sindicato, enfim, conseguiu mais melhorias salariais e outros benefícios para os trabalhadores e as trabalhadoras dos condomíniosde Juiz de Fora” – assinalou o presidente do SINDEDIF-JF,Luiz José da Silva.

 

Reajuste salarial com ganho real e aumento do valor do tíquete-alimentação

Em campanha salarial desde o dia 18 de outubro de 2023, quando houve a assembleia geral da classe que aprovou a pauta de reivindicações que foi negociada com o Sindicato patronal, os trabalhadoresdos condomínios de Juiz de Fora finalmente conseguiram fechar acordo com a classe patronal.O índice de reajuste salarial conquistado pelo Sindicato foi de 5%, um pouco acima do índice da inflação oficial, ou seja, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que foi de 3,71% em 2023.

Assim, os trabalhadores dos condomínios conseguiram a reposição integral das perdas salariais decorrentes da inflação e até um ganho real, embora pequeno, em relação ao IPCA. “Apesar da crise econômica que o Brasil vem enfrentando há vários anos, conseguimos importantes vitórias na nossa luta sindical em benefício dos trabalhadores, tais como o índice de reajuste salarial superior ao índice da inflação oficial e o aumento do valor mínimo do tíquete-alimentação para todos os empregados dos condomínios de Juiz de Fora” – salienta o presidente do SINDEDIF-JF.

Em seguida, Luiz José da Silva acrescenta: “Além disso, há outros benefícios também muito importantes, conquistados pelo Sindicato (vale lembrar), entre os quais o auxílio odontológico, a aposentadoria garantida, o abono de falta ao trabalho do empregado ou empregada que necessitar assistir os filhos menores de 14 anos ou inválidos ao médico e agora conseguimos também mais um benefício muito importante, ou seja, o seguro de vida em grupo que os condomínios terão que conceder a todos os seus empregados”.

Maiores informações sobre tais benefícios e demais determinações da Convenção de 2023/2024 poderão ser obtidas na Secretaria do SINDEDIF-JF, na Avenida Getúlio Vargas, nº 828, sala 603, Centro de Juiz de Fora, ou pelo telefone 3215-9461.

 


“O COMBATE” NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

LEIA NO O COMBATE “ON LINE” AS SEGUINTES NOTÍCIAS: