Objetivo é preservar e garantir empregos

| Página 4 |

Sindicato justifica criação de regime especial para condomínios em dificuldades

O diretor do SINDEDIF-JF, Francisco Passos; o advogado João Batista de Medeiros, integrante do Departamento Jurídico da entidade; o presidente do SINDEDIF-JF, Luiz José da Silva; o presidente do SINDICON, Márcio Tavares; e o advogado Tiago Guilarducci, da entidade patronal, na 1ª reunião da negociação de 2022, na sede do SINDICON, no dia 27 de dezembro de 2021. (Foto: Arquivo O Combate)

 

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2022 dos condomínios de Juiz de Fora, firmada entre o Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora – SINDEDIF-JF e o Sindicato dos Condomínios de Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira – SINDICON, criou um programa chamado de “REDIN” (Regime Especial de Direitos Normativos) “para colaborar com o equilíbrio financeiro dos condomínios afetados pelo crescente aumento da inadimplência da taxa condominial, bem como ajudar a garantir a empregabilidade dos empregados em condomínios”, conforme disposição da cláusula quarta da referida CCT.

Segundo o presidente do SINDEDIF-JF, Luiz José da Silva, “o Sindicato trabalhista só aceitou a inclusão de tal cláusula na Convenção da categoria porque precisa ajudar a preservar e garantir a empregabilidade dos trabalhadores em condomínios e logo percebeu que realmente o crescente aumento da inadimplência da taxa condominial, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, representa uma ameaça real e constante aos empregos desses trabalhadores”.

Ainda de acordo com Luiz, “essa proposta apresentada pelo Sindicato patronal na mesa de negociação, prevendo tratamento especial para ajudar condomínios que estão em dificuldades financeiras, pode ser uma saída para esses condomínios e seus funcionários, ou seja, o REDIN pode ser uma forma de os dois Sindicatos ajudarem na solução do problema do desequilíbrio financeiro dos condomínios afetados pela inadimplência da taxa condominial”.

Em seguida, Luiz justifica: “É óbvio que evitando, assim, um doloroso desemprego em massa que está rondando a nossa categoria, estamos prestando um relevante serviço aos nossos companheiros trabalhadores, haja vista que o emprego é que garante o sustento das pessoas. Por isso, achamos por bem aceitar a implantação do regime especial para ajudar condomínios que estão passando por dificuldades financeiras”.

Maiores informações sobre tais benefícios e demais determinações da Convenção de 2022 poderão ser obtidas no SINDICON (telefone 3512-6412) ou no SINDEDIF-JF (telefone 3215-9461).

 

 


Trabalhadores das imobiliárias e administradoras de condomínios terão sua 7ª Convenção

Dentro em breve, os funcionários das imobiliárias e administradoras de condomínios de Juiz de Fora terão sua sétima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Tal documento, que tem força de lei, e é renovado a cada ano, sempre na data-base da categoria (1º de maio), vai vigorar no período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.

Em entrevista ao jornal “O Combate”, o presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e nas Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de Juiz de Fora – SINDEDIF-JF, Luiz José da Silva, salientou que “muito em breve, após a negociação coletiva com o Sindicato patronal, que é o SINDICOMÉRCIO-JF, estaremos renovando a Convenção desses companheiros trabalhadores, quando então serão reajustados os salários e os pisos salariais da classe e deverão ser estabelecidos para a categoria vários outros benefícios”.

O sindicalista ressaltou também que “os trabalhadores e as trabalhadoras precisam se unir em torno da direção do Sindicato de maneira total e consistente, para o próprio bem deles mesmos, pois só assim a nossa campanha salarial, que vai começar em abril, poderá ser coroada de pleno êxito. Afinal, só a união faz a força, e é dela que estamos sempre precisando, principalmente durante a nossa campanha salarial”.